quarta-feira, 30 de maio de 2012

Para o Dia dos Namorados

Ah, o Dia dos Namorados...
Junho é o mês dos namorados, o mês mais romântico do ano e também o mês mais lucrativo para o comércio. Mas você sabe quando surgiu o dia dos namorados e porque ele é comemorado no Brasil em Junho?
Vou te contar um pouco da história que talvez você não saiba.
O Dia de São Valentin ou Dia dos Namorados como é conhecido no Brasil é uma homenagem ao Bispo Valentin que lutou contra as ordens do imperador Claudio II que havia proibido o casamento durante as guerras por acreditar que os solteiros eram melhores combatentes.
Valentin além de continuar celebrando casamento acabou casando-se secretamente. Ao ser descoberto foi condenado a morte. Enquanto esteve preso muitos jovens enviavam-lhe flores e bilhetes dizendo ainda acreditarem no amor. Também conta a História de que ele se apaixonou por uma moça cega, filha do carcereiro enquanto esperava pela execução e que ele devolveu-lhe a visão de uma forma milagrosa.
Antes da execução  Valentin escreveu uma mensagem de adeus para a amada no qual assinava '' DO SEU NAMORADO" ou DE SEU VALENTIN''.
O data de sua morte 14 de fevereiro também marca a festa em homenagem a Juno a deusa da mulher e do matrimônio. O dia de São Valentin começou a ser comemorado no século XVIII os franceses e ingleses passaram a comemorar o dia de São Valentin como o dia da união dos namorados. Um século depois foi adotada pelos Estados Unidos como The Valentine's Day.

Atualmente, o dia é principalmente associado à troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Estima-se que, mundo fora, aproximadamente mil milhões (Portugal) (um bilhão no Brasil) de cartões com mensagens românticas são enviados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil.
O dia de São Valentim era até há algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.
Data no Brasil
No Brasil,  a data é comemorada no dia 12 de Junho  por ser véspera do  13 de Junho, Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro.




Nenhum comentário: